A importância do planejamento previdenciário

Quando será que você, leitor ou leitora, terá direito a aposentadoria, auxílio por incapacidade, salário-maternidade, pensão, auxílio-reclusão, dentre outros benefícios ou serviços da previdência social? Qual será o possível valor do seu benefício? É possível melhorar o valor da renda pretendida?

Através de estudo minucioso do histórico de trabalho é possível prevê quais os benefícios possíveis, seus respectivos valores e possíveis soluções para melhorar a situação.

No Brasil, a previdência social está elencada como direito social, nos termos da Constituição Federal de 1988 (art. 6º), com filiação e contribuição obrigatórias aos que trabalham de forma remunerada, e facultativa aos que não têm renda (art. 201, CF/88).

A partir dos 16 (dezesseis) anos de idade qualquer cidadão pode se filiar à previdência social, e excepcionalmente a partir dos 14 (quatorze) anos, podendo ter acesso ao plano de benefícios para si e para os seus dependentes.

Os filiados podem verter contribuições em diferentes alíquotas (5%, 11% ou 20%), gerando direito a diferentes benefícios e com valores variáveis entre o salário mínimo vigente, de R$ 1.212 (um mil duzentos e doze reais) até o teto máximo do INSS, neste ano (2022), R$ 7.087,22 (sete mil e oitenta e sete reais e vinte e dois centavos).

A previdência social é sinônimo de seguro. O que isso significa?

Quando pagamos o seguro de um carro é para garantir o nosso patrimônio diante de um fato que ameace o bem, como furto, roubo, acidente com perda total, dentre outras situações.

Ao pagar a previdência social, buscamos garantir uma renda, nos momentos em que não conseguimos trabalhar, tais como uma doença incapacitante, idade avançada, morte, prisão, desemprego, dentre outros fatos da vida.

Assim, caso seu carro tenha sido furtado sem o seguro, não terás a cobertura ou indenização. O mesmo raciocínio se aplica à previdência, ou seja, se não houver pagamento, não terás direito à renda nos momentos de maior necessidade.

O Planejamento Previdenciário tem por objetivo auxiliar o trabalhador a prever os riscos de ficar sem renda e proporcionar soluções para garantir o máximo de proteção ao trabalhador e trabalhadora e à sua família.

Planejamento Previdenciário é a garantia da sua proteção e de sua família.